TRÂNSITO – SINAL AMARELO

9 ago

Prefeitura amplia tempo de duração do sinal amarelo

Medida altera de três para cinco segundos o intervalo de advertência

A Prefeitura de Timóteo ampliou o tempo de duração do sinal amarelo, de três para cinco segundos. O sinal amarelo serve de advertência para os motoristas, avisando que o sinal ficará vermelho e, portanto, a passagem será interrompida devendo este redobrar sua atenção. A medida começa a valer a partir dessa segunda-feira, 9.

O Secretario de Obras, José Geraldo, explica que a legislação não determina o tempo certo para que o sinal permaneça amarelo. “No caso de Timóteo, em que a velocidade máxima permitida é de 50km/h, a recomendação do Denatran é que o sinal amarelo tenha duração de pelo menos 3 segundos, mas as Prefeituras têm liberdade para estabelecer o tempo do sinal ”. O secretário informou ainda que a definição do tempo foi feita com base em análise técnica.

Apesar de atender as normas regulamentares, a Secretaria de Obras, seguindo orientação do prefeito Geraldo Hilário, decidiu aceitar a solicitação de parte da comunidade. “Sem ferir a legislação, vamos ampliar o tempo, porém permanece o alerta aos condutores sobre a função do sinal amarelo”, comenta.

Com a instalação dos controladores de avanço de sinal e velocidade, em maio, os condutores reclamam do pequeno intervalo de duração do sinal amarelo, o que segundo eles facilitaria as multas. Para o secretário não há uma relação direta entre o tempo de duração do sinal amarelo e o número de multas. “É necessário que haja uma conscientização por parte dos condutores, que sempre acham que dá para passar e acabam acelerando, quando a conduta correta seria reduzir a velocidade”.

José Geraldo garante que o motorista pode estar tranqüilo em relação aos controladores. Ele só será multado caso ultrapasse os dois sensores instalados na faixa de retenção e na faixa de pedestre, enquanto o sinal estiver vermelho ou em velocidade acima da permitida. “Caso o condutor ultrapasse a primeira faixa com o sinal amarelo e o segundo com o sinal vermelho, não será multado. A multa só acontece quando o motorista passa pelo primeiro sensor já com o sinal vermelho”, reforça.

Infrações

Em Timóteo, os controladores foram instalados em quatro dos principais cruzamentos da cidade. E nesses três meses o número de infrações é considerado bastante alto, apesar da queda gradativa no total de infrações. Em maio, foram registradas 120 infrações por dia. Em junho, os índices registraram um total de 90 infrações. Já em julho, o número para 76 infrações.

“Embora o número de infrações seja alto, foram registrados apenas três acidentes nesse período, com uma vítima fatal. Esse é nosso objetivo, garantir a segurança e proteger a vida de nossos cidadãos”, diz. Em 2009, foram contabilizados 1.023 acidentes na área urbana de Timóteo, sendo um com vítima fatal – média de 2,8 acidentes / dia. A multa por avanço de semáforo é de 191,43 reais, e por excesso de velocidade varia conforme a percentagem.

Passagens elevadas

A partir de setembro, o Departamento Municipal de Trânsito e Transportes (Secretaria de Obras) começa a instalar passagens elevadas para pedestres próximas às áreas escolares e áreas mais movimentadas do município. A princípio, serão instaladas 50 passagens.

Outra proposta da administração é ampliar os controladores de avanço de sinal e velocidade para outros pontos críticos da cidade como, trevo de Coronel Fabriciano, no sinal que antecede a ponte nova; trevo do Santa Maria e cruzamento da Av. Acesita com rua Sete de Setembro, Centro Sul de Timóteo.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: