REGISTRO DE NOMES ESTRANGEIROS

23 nov

Você vai me dar esse nome!?

 

PROJETO QUER VETAR REGISTROS COM NOMES ESTRANGEIROS

 

Atualmente o Congresso Nacional discute um projeto de lei – de autoria do deputado federal Paulo Magalhães (DEM-BA) – que proíbe os pais de registrarem seus filhos com nomes estrangeiros. O objetivo é evitar constrangimentos à criança e impedir que ela seja exposta a situações de ridicularização. Se o texto for aprovado, os cartórios brasileiros não poderão fazer registros de nomes estrangeiros, mas os pais terão o direito de entrar na justiça, que terá um prazo de 30 dias para decidir sobre o registro.

No entendimento do tabelião Jouber Sipriano, a aprovação da lei ajudaria no serviço diário dos cartórios. “Se essa lei passar vai ser muito melhor para o nosso trabalho. São tantas as pessoas que insistem em dar um nome estrangeiro e às vezes até inteligível ao filho, que essa nova regra facilitaria bastante a nossa vida”, falou Joubert, que se diz contra o uso de nomes e até expressões originárias de outros países. “Eu sou a favor da lei e acho que ela deveria abranger todos os termos estrangeiros que são usados no Brasil”, disparou o tabelião.Em Ipatinga os cartórios recebem orientação judicial para guiar os pais na hora do registro.

 “Quando alguém quer dar um nome estrangeiro ao filho nós tentamos convencer a pessoa do contrário e pedimos para ela pensar melhor”, explicou a escrevente Ilma Aparecida. “Antigamente esse nomes eram muito frequentes aqui, mas depois dessa intervenção os registros de nomes incomuns diminuíram bastante, embora não tenham acabado”, ressaltou Ilma, lembrando que se os pais persistirem no registro devem fazer um pedido no fórum da comarca. A partir dessa ação a justiça envia um parecer ao cartório, favorável ou não ao registro.

Entre os nomes inusitados registrados em Ipatinga estão homenagens a jogadores de futebol, como o italiano Paulo Rossi, o argentino Riquelme e o alemão Beckenbauer. Além de tributos a outras figuras internacionais, como o ex-presidente norte-americano John Kennedy e até homenagens abrasileiradas ao antigo Imperador da França, como João Napolião. No extenso arquivo dos cartórios é possível encontrar registros como Diamond, Wilkerson, Wig Max Frances, Whiara, Weilbert, Whanna Karla, Wanderlucy, Macsuel, Magnum, Makcilaine, Thayron, Walekson, Chelberti, Rariten e até alguns nomes incompreensíveis como Ahywmmy.

Projeto divide opiniões 

A tentativa do Congresso de evitar possíveis constrangimentos às crianças é um tema polêmico e divide a opinião pública. Momentos antes de registrar o filho em um cartório de Ipatinga, o técnico em informática Érico Barros Teixeira, 31, discutia sobre a questão. “Registrei meu filho com o nome de Bernardo porque é um nome brasileiro, simples, bonito e fácil de aprender”, explicou. “Mas não concordo com essa lei porque às vezes os pais querem fazer uma homenagem a um ídolo e isso é válido. O único problema é se o nome escolhido constranger a criança”, ponderou.

Já a mãe de Érico discorda do filho. “Os nomes estrangeiros geralmente têm muitas letras como Y, K, H, W e isso pode atrapalhar a criança na hora da alfabetização”, esclareceu a professora aposentada Margarida Barros Teixeira, 57. “Eu trabalhei muito tempo com crianças e sei que nomes difíceis são um obstáculo na hora da educação. Um nome simples é muito mais fácil para a criança se acostumar, tanto para memorizar quanto para escrever. Sem contar que existem diversos nomes brasileiros muito bonitos”, observou a aposentada, que registrou seu filho em homenagem ao escritor brasileiro Érico Veríssimo.

Para o líder de mecânica Hamilton Vieira Neves, 43, o uso de nomes estrangeiros reflete a cultura dos próprios pais. “Geralmente quem dá nomes diferentes para os filhos são pessoas de baixa renda. Eu penso que elas devem usar isso para compensar a situação social em que vivem”, opinou o pai recente, que registrou sua filha com o nome de Maria Luiza. “Pra mim o nome influencia muito no comportamento. Acredito que o nome de uma pessoa mostra quem ela é”, avaliou Hamilton, se dizendo favorável à lei. “Acho que existem homenagens válidas, mas sou contra os nomes que podem causar constrangimentos futuros para a criança”, concluiu.

Para a dona-de-Casa Josleine de Souza, 23, e para o caldeireiro Jadiel de Souza Paiva, 31, pais do recém-nascido José Caio, a justiça não deve intervir no registro de nenhuma criança. “Eu acho isso muito errado porque o nascimento do filho é um momento só dos pais e eles devem ter total liberdade de por o nome que quiserem”, falou Josleine. “O Brasil é o resultado de uma mistura de raças e nacionalidades. Nós nem temos uma origem definida, por isso acho errado a justiça interferir nesse assunto”, defendeu Jadiel.

Leia o projeto na íntegra: www.camara.gov.br/sileg/integras/783121.pdf

About these ads

3 Respostas to “REGISTRO DE NOMES ESTRANGEIROS”

  1. francieli 26/04/2012 at 20:21 #

    não concordo com a nova lei… pois quero que meu filho se chame maxwell sei que vai ser facil aprender, e ele vai gostar do nome…. tem pessoas que tem nomes simples e elas mesmo trocam na hora de escrever para ficar mais bonito do geito que eles/elas queriam…. ex.. gabrieli / gabryelli

    • williansalim 27/04/2012 at 07:53 #

      Ola Francieli,

      Realmente o nome é uma escolha pessoal, acompanha e marca a personalidade do ser humano por toda a sua vida.Eu creio que nomes impronunciáveis que colocam seus possuidores em situações inconvenientes e constrangedoras, poderiam ser questionados.Agradeço pela participação.

  2. Cleuza boeno ahmad 06/01/2012 at 21:26 #

    achei legal um site desta maneira,sou a favor desta lei,pois se ela ja tivesse sido aprovada teria evitado o nome do meu filho:fiquei muito triste porque meu marido deu um nome arabe que muito estranho e ilegivel e o pior é que n sei como concertar isso.porque meu filho é brasileiro e acho que ele tem o direito de ter um nome brasileiro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 50 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: