Cuidado com as crianças nas férias

18 jul

Tão esperadas, as férias escolares de julho estão aí, e a criançada quer mais é aproveitar. Mas, para os pais, a época é sinônimo de preocupação em dobro. Isso porque os pequenos merecem atenção especial no tempo livre, e o que é considerado liberdade, pode virar excesso.

Uma das recomendações dos médicos para o período de recesso está relacionada ao abuso dos aparelhos de televisão, videogame ou Internet. De acordo com o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, Joel Lamounier, passar mais de quatro horas em uma dessas atividades pode causar obesidade. “Passar mais de quatro horas no computador, assistindo à televisão ou jogando videogame tem sérias implicações, principalmente ligadas à obesidade. É comprovado que, quanto mais tempo acima de quatro horas, a tendência à obesidade cresce também”, explica Lamounier. Portanto, para as crianças que têm como brincar na rua, os pais não devem se acomodar. A ordem é: rua! “Expostas a certos agentes da natureza e a alguns tipos de bactérias, presentes na areia da pracinha, por exemplo, as crianças desenvolvem mais resistência”, diz.

Segundo o pneumologista Arthur Vianna, o cuidado com a alimentação também é fundamental. Exemplo: guloseimas dificultam a absorção das vitaminas. Já as sopas são bem-vindas nesta época. “De legumes e verduras, ricas em vitaminas e minerais, as sopas ajudam na manutenção do sistema imunológico”, afirma.

 CUIDADO REDOBRADO

Em Ipatinga, a pediatra Catarina Amorim afirma que os pais de fato devem ter atenção redobrada neste período. “Não é porque é época de férias, que os pais devem deixar seus filhos à vontade, esta liberdade pode ser controlada e deve-se continuar os cuidados, principalmente com a segurança e alimentação”, disse.

Catarina salienta que os pais devem ter cuidado redobrado com materiais de limpeza, e objetos utilizados na cozinha, por exemplo. “A segurança é primordial e a criança tem que ser vigiada em tempo integral. É preciso tomar cuidado com os objetos desses locais, como os produtos de limpeza, baldes, facas, entre outros. Já que nesta época do ano, o risco de acidente pode aumentar”.

FRIO

Com o frio, outros cuidados também são necessários, como agasalhar bem as crianças e tomar cuidado com as doenças respiratórias, típicas da época. “Neste período há mais casos de gripes e resfriados, e os pais devem ficar atentos. Deixar um ambiente mais limpo e umidificado – através de umidificadores, ou com a própria toalha molhada. É preciso evitar o mofo e a poeira”, disse Catarina.

Tomar bastante água e passar protetor solar também devem ser cuidados desta época ano. “Neste período não se deve esquecer desses cuidados básicos. Mesmo em férias e tempo frio, os cuidados devem ser os mesmo, não podendo ser deixados de lado”.

ALIMENTAÇÃO

De acordo com Catarina, o cuidado com a alimentação também é primordial. “A criança deve ser alimentada com muitas frutas, verduras e legumes, deve-se fazer um cardápio variado e de preferência fazer substituições. Ao invés de um cachorro quente, por exemplo, pode-se optar em fazer mais vezes vitaminas e sucos”, disse.

Uma outra coisa, segundo Catarina é evitar as guloseimas, inclusive iogurtes. “Ao contrário do que se pensa o iogurte não é base da alimentação de uma criança. A dieta deve incluir outros alimentos, evitando os excessos. Mais uma vez a disciplina e horários, contam na alimentação, também no período de férias”.

Catarina lembra, que em caso de qualquer sintoma ou alteração das crianças, o médico deve ser consultado. “Não se pode esperar a criança piorar ou tentar a medicação sem orientação. O médico deve ser consultado imediatamente, para evitar complicações”, diz. “No mais, é curtir as férias, aproveitá-las ao máximo, mas sempre de uma forma segura e saudável”.

Fonte: Diário Popular – 17/07/2011

http://www.diariopopularmg.com.br/mat_vis.aspx?cd=17892

 

 

Deixe um comentário